DÉBORA BORGES CARNEIRO e BEATRIZ BORGES CARNEIRO

Conheça mais sobre…

Debora e Beatriz

DÉBORA BORGES CARNEIRO e BEATRIZ BORGES CARNEIRO, gêmeas idênticas, nasceram em 07 de Maio de 1998 na cidade de Maringá-Pr. filhas do Cirurgião Dentista Eraldo Volpato Carneiro e da Advogada Vivalda Sueli Borges Carneiro. Por causas, infelizmente não diagnosticada cientificamente, apresentaram ao longo da infância comprometimento neurológico que gerou prejuízos acadêmicos e comportamentais e hoje apresentam diagnostico definitivo de Deficiência Intelectual.

Desde muito cedo, encontraram na piscina domestica da família os seus maiores hobbies e as suas principais brincadeiras. Era muito comum passarem o dia inteiro de biquíni num entra e sai frenético na piscina. Ali se “transformavam” em nadadoras e bailarinas do nado sincronizado, era uma festa. Aquela desenvoltura adquirida, com certeza pode ter sido o grande diferencial para elas. Por muito tempo tiveram na natação, apenas uma atividade apenas recreativa.

Em 2009, com 11 anos de idade, um fato muito triste mudou toda a história, as gêmeas perderam a mãe, vítima de um câncer muito grave de pulmão.  Desde então as meninas passaram a depender totalmente do Pai.  Muito por conta disso, já em 2010 reiniciaram atividades na natação com supervisão de professores em uma academia particular de Maringá, inicialmente o objetivo era de caráter inclusivo, disciplinador e complementar ao acadêmico, além de ter sido uma atividade de contra turno realizado em comum acordo com a coordenação escolar, psicóloga e neurologista.

Debora e Beatriz

Naquele momento foi fundamental a experiência e o olhar especial da Professora Vanda Scapinello que conseguiu visualizar todo o talento das gêmeas, pois elas se destacavam e despontavam com potencial competitivo.  A partir daquele momento destaca-se a importância de Eraldo Volpato Carneiro, pai das gêmeas, que trabalhou intensamente para o desenvolvimento e progresso das gêmeas.

Em Setembro de 2012 iniciaram os treinamentos na Vila Olímpica de Maringá, sob a coordenação da equipe de professores e técnicos da APAN – Associação de Pais e Atletas da Natação de Maringá, juntamente com os atletas convencionais da equipe de Natação do município de Maringá. Naquele ano foram inscritas e ainda permanece federadas pela FDAP – Federação de Desportos Aquáticos do Paraná e pela CBDA – Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, aonde participam de competições convencionais regionais, estaduais e nacionais representando a APAN.

Debora e Beatriz

Em 2013, foram inscritas na ABDEM – Associação Brasileira de Desporto para Deficiência Intelectual, seguindo todos os rigorosos processos para a elegibilidade. ABDEM é a entidade/federação que representa os atletas com Deficiência Intelectual no Brasil e se torna um pré-requisito para participarem de competições paradesportivas nacionais e também internacionais. No movimento Paralímpico, elas estão classificadas e inseridas na categoria S-14, SM-14 e SB14 que reúnem somente atletas com Deficiência Intelectual.

Ainda em 2013 foram incorporadas à equipe da UMPM – União Metropolitana Paradesportiva de Maringá. Clube filiado ao CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro e que representa a cidade de Maringá, em competições de diversas modalidades paralímpicas nacionais e internacionais. Pela UMPM tiveram a oportunidade de participar da primeira grande competição paralímpica, o Campeonato Brasileiro de Natação da ABDEM, realizado em Novembro de 2013, realizado no Sport Clube Corinthians em São Paulo. Com os resultados obtidos tiveram o direito de participar do Circuito Loterias Caixa de 2014 pelo CPB.

Debora e Beatriz

Em Março de 2015, foram inscritas no INAS-FID – Federação Internacional de Esporte para Pessoas com Deficiência Intelectual, seguindo todos os critérios de elegibilidade. O INAS é a entidade mundial que representa os atletas com Deficiência Intelectual, essa inscrição é um pré-requisito para participarem de competições paradesportivas internacionais.

Em Abril de 2015, Também obtiveram sua classificação aceita e a inscrição homologada oficialmente na “Master List” do IPC (Comitê Paralímpico Internacional). Classificação obtida no: Swimming Open Championship Caixa Loterias, em São Paulo-SP.  Estando assim definitivamente eleitas para participar de competições internacionais pelo IPC. Em Maio de 2015, participaram representando a UMPM, da primeira competição internacional e com os resultados obtidos no Open Internacional Caixa Loterias em São Paulo, passaram a integrar a lista do ranking mundial do comitê Paralímpico internacional (IPC Swimming Rankings Official World Rankings), embora, ainda na condição “R” (review).

Em Fevereiro de 2016 foram, pela primeira vez, convocadas pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro para fazer parte da Seleção Brasileira de Natação de Jovens. De 22 a 24 de Abril de 2016 participaram da primeira competição internacional representando a Seleção Brasileira, foi durante no Swimming Open Championship Caixa Loterias realizado no Rio de Janeiro, evento este utilizado como evento teste para as paraolimpíadas Rio-2016, Nesta ocasião foram reavaliadas pelo sistema de classificação do IPC, e entraram na condição “C” (Confirmed).

Debora e Beatriz
Debora e Beatriz

Em 26 de Junho de 2016, durante a primeira etapa Nacional do Circuito Loterias da Caixa em São Paulo, Beatriz obteve a marca de 1.23:33 na prova dos 100 metros Peito, obtendo assim o índice e a qualificação para participar das Paraolimpíadas do Rio 2016. Infelizmente por conta de uma cirurgia de emergência devido a um quadro de Apendicite, em Maio de 2016, e o seu obrigatório afastamento dos treinamentos, a Débora não conseguiu se recuperar a tempo para obter o tão esperado índice, ficando de fora das Paraolimpíadas do Rio de Janeiro.

 

Debora e Beatriz

Convocada pelo CPB para sua primeira Paraolimpiada, Beatriz foi qualificada pelo IPC para disputar duas provas: 200m livre e 100m Peito. Os resultados não poderiam ser melhores, no dia 11 de Setembro, disputou as eliminatórias dos 200 metros livre, com o tempo de 2.27:11 conquistou a 10ª colocação geral. No dia 14 de Setembro disputou as eliminatórias na prova dos 100 metros peito, e com o tempo de 1.22:31 conquistou a 5ª colocação geral e se qualificou para a final. No mesmo dia, disputou sua primeira final e com o tempo de 1.21:66 obteve a 5ª colocação, e estabeleceu o novo recorde  das Américas.

Debora e Beatriz

Em Agosto de 2017, convocadas pelo CPB, fizeram a primeira Viagem Internacional para representar o Brasil no IDM BERLIM-ALEMANHA, competição da World Series do IPC, onde tiveram resultados expressivos e a Beatriz brilhou mais uma vez, conseguiu obter o índice para a disputar o Mundial do IPC-2017 na Cidade do México.

A evolução das gêmeas tem sido impressionante e ao longo dos últimos anos vieram se revezando na conquista de muitos Recordes Brasileiros e das Américas.

Atualmente, elas continuam seus treinamentos na Vila Olímpica de Maringá, se preparando para futuras competições.

Debora e Beatriz

COLABORADORES

Assim como para a maioria dos atletas, o primeiro patrocínio das gêmeas foi o próprio pai Eraldo Volpato Carneiro, a quem coube também a função de administrar e gerenciar toda carreira das filhas. Por ter se destacado pelo alto nível técnico, e pelos resultados muito expressivos desde o inicio, foi necessário formar uma equipe técnica multidisciplinar especial. Também houve a necessidade de buscar parceiros e patrocinadores para dar continuidade aos trabalhos. Assim, hoje, as duas apresentam uma equipe especial de trabalho que cuida particularmente de vários detalhes, e uma carteira de patrocínios:

BOLSA ATLETA

Foi a primeira fonte de patrocínio conquistada. As duas estão contempladas na categoria Bolsa Atleta Nacional desde 2014, e para o ano de 2017 estão concorrendo na categoria Bolsa Pódio.

TALENTO OLÍMPICO DO PARANA

Desde 2015 fazem parte do programa TOP Olímpico do Paraná, que é um programa de distribuição de bolsas do governo do Estado do Paraná. Iniciaram na categoria Estadual, hoje Beatriz esta com bolsa na categoria Paraolímpica e Débora na categoria Nacional.

UNIMED MARINGÁ

Desde Dezembro de 2015 estão contratadas pela Unimed Maringá pelo programa de Cotas. Contratadas pelas leis da CLT, além do salário a empresa também disponibiliza outros benefícios: como plano de saúde, vale alimentação, entre outros.

UNIMED MARINGÁ

Desde Dezembro de 2015 estão contratadas pela Unimed Maringá pelo programa de Cotas. Contratadas pelas leis da CLT, além do salário a empresa também disponibiliza outros benefícios: como plano de saúde, vale alimentação, entre outros.

TAQUION

Empresa de confecções de material esportivo, especialmente na área de Fitness e Natação com sede em Maringá. Fornecem roupas, uniformes e outros produtos para os treinos na academia e na Piscina.

CIAM

Centro integrado de Análise do movimento. Disponibiliza seus profissionais e equipamentos gratuitamente para exames, avaliações, estudos e análise de movimento e que são fundamentais para a equipe técnica, no planejamento dos treinos e das competições.

CLINISPORT PRIME

Disponibilizam todos os serviços e toda a equipe de profissionais voltados na prevenção, preparação, tratamento e recuperação física quando necessária. A Empresa tem como diretor o Fisioterapeuta Kleber Barbão que também é o responsável pelas meninas.

 

ACADEMIA AUÊ

Academia disponibiliza para a preparação física das gêmeas, toda a infraestrutura e equipamentos para atividade física, com total flexibilidade de horário. As atletas são acompanhadas de seu Coach pessoal em todas as atividades.

BS2 INTERNET

Empresa do Grupo BS2, Na pessoa do Sr. Antonio Carlos Braga Junior, cede todo o serviço de criação e desenvolvimento da estrutura digital, manutenção e hospedagem de nosso site. Além de diversas outras formas de mídia, inclusive redes sociais.

APAN

Associação de Pais e Atletas da Natação de Maringá. Desde 2012 abraçou as atletas e se tornou a grande parceira da UMPM. Todos os profissionais da equipe técnica (treinadores e estagiários) é quem organiza e desenvolve os planejamentos e as estratégias de treinamentos e competições.

 

UEM

Universidade Estadual de Maringá – Através do PROAFA e do Departamento de Educação Física, tem sido fundamental desde o inicio, pois libera a piscina e disponibiliza materiais e a aparelhos de treinamento.

SESP

Secretaria de Esporte de Maringá. Disponibiliza o espaço da Vila Olímpica de Maringá, aonde temos as piscinas olímpica e a semi-olímpica, para os atletas da UMPM e da APAN realizarem seus treinamentos e eventualmente competições.

RODRIGO MURTA GALACINI

Desde 2015 é o Nutricionista que cuida e comanda toda a parte nutricional

 

 

EVENTOS EM 2017

15 a 21/01 THIAGO PEREIRA SWIM CAMP São Paulo – SP
05 à 07/04 OPEN LOTERIAS CAIXA DE NATAÇÃO 2017 WORLD PARA SWIMMING WORLD SERIES

 

São Paulo – SP

26.05.17 TORNEIO REGIONAL SUL BRASILEIROTROFEU HUGO YABE – CBDA Florianópolis
26.07.17 TROFEU REGIONAL OPEN SUL BRASILEIRO DE NATACAO – CBDA Florianópolis
01 a 04/06 CIRCUITO BRASIL CAIXA LOTERIAS 1ª FASE NACIONAL São Paulo – SP
06 a 09/07 IDM BERLIM/Internationale Deutsche Meisterschaften 2017 – WORLD SERIES Alemanha
20.07.17 CAMPEONATO ESTADUAL DE INVERNO LUCIANO CABRINI- FDAP/CBDA Curitiba
03 a 06/08 CIRCUITO BRASIL CAIXA LOTERIAS 2ª FASE NACIONAL São Paulo – SP
19 e 20/08 CAMPEONATO BRASILEIRO DE NATAÇÃO ABDEM

São Paulo – SP

19 e 20/08

CAMPEONATO BRASILEIRO DE NATAÇÃO ABDEM

São Paulo – SP

29/09 a 7/10

CAMPEONATO MUNDIAL DO IPC

Cidade do México

26 a 29/10

CIRCUITO BRASIL CAIXA LOTERIAS 3ª FASE NACIONAL

São Paulo – SP

01 a 05/11

PARAJAPS – JOGOS PARADESPORTIVOS DO PARANÁ

Maringá

27/11 a 04/12

CAMPEONATO MUNDIAL DO INAS

Aguas Calientes México

GALERIA DE FOTOS