TEATRO – PLURALIDADES (EM)CENA

Design sem nome 1

 O projeto artístico intitulado “PLURALIDADES(EM)CENA” teve início no primeiro semestre do ano de 2017, desenvolvido a partir  da necessidade de abertura de espaços inclusivos na área da Arte da cidade de Maringá, em específico o Teatro, e atualmente é oferecido como modalidade do Programa de Atividades Físicas Adaptadas (PROAFA) em parceria com a União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM), que acolheu a ideia por reconhecer a relevância dessa esfera no processo educativo e de inclusão da Pessoa com Deficiencia. (PcD).

Idealizado pelo Profº Dr. Décio Calegari, desenvolvido e ministrado por profissional da área das Artes Cênicas, o objetivo proposto pelo projeto é de analisar a situação social da PcD e apresentar uma proposta de inclusão social por meio de uma atividade artística que se realize através da linguagem corporal, visando processo investigativo, expressivo e criativo.

Considerando os múltiplos campos de conhecimento que a transversalidade contemporânea permite relacionar e articular, o caráter inclusivo contido no projeto, busca potencialidade e poética nas diversidades humanas, a partir das subjetividades e corporeidades do dado como “diferente”, termo esse, escolhido para evidenciar as multiplicidades e de infinitas unicidades existentes, e também na busca de ressignificação da ideia, com destaque para o diferente como potencial, que estabelece o respeito e a valorização das pluralidades dos sujeitos.

PLURALIDADES(EM)CENA tem promovido relações extra cotidianas entre pessoas com deficiência e sem deficiência, pois visando maior rede de atendimento, o projeto oferece abertura à ambas, permitindo que também os sujeitos que compõem o núcleo social e familiar da PcD e/ou demais interessados integrem o projeto, possibilitando novos olhares e experiências que impactam diretamente na qualidade das relações e de vida das pessoas contempladas.

No primeiro semestre de 2017, o público atendido totalizou-se em seis pessoas com perfis diferenciados e variadas formas de participação. Buscou-se alinhar o processo, composto pela hibridação do Teatro com outras linguagens da área das Artes, à metodologia de trabalho Work in Process, que contempla as multiplicidades e diversidades ao desconstruir o sistema clássico de narrativa, com matriz na noção de processo e interatividade. Ao produzir outras formas de recepção, criação e formalização do fazer artístico, desenvolve-se práticas com foco de trabalho sinestésico e interativo, que objetivaram possibilitar ao participante o contato e a atenção com seus corpos, identidades e subjetividades, partindo de fluxos de associações entre redes de interesse, sensações, sincronicidades e exploração de diferenciados espaços alternativos para realização de práticas.

image1 14

O projeto se propõe a entrelaçar de forma inclusiva as áreas das Artes e da Cultura. Em consonância com o próprio termo PcD, o qual recebe ênfase na dimensão “pessoa”, as Artes Cênicas tem como premissa a presença do sujeito como elemento básico e a expressão corporal como condição própria dos sujeitos, essencial às relações com o mundo e os contextos em que estão inseridos.

As ações do projeto “PLURALIDADES(EM)CENA”são realizadas todas as quartas-feiras, das 18h30m às 20h na Sala de Rítmica do bloco M-07 na Universidade estadual de Maringá.

pluralidades em cena 4
pluralidades em cena 2 2
pluralidades em cena 6 Copia
pluralidades em cena 8 1
image2 5 3